Canecas decoradas serão sorteadas para renda à Vaquinha do Alimento
21/09/2025
A Vaquinha do Alimento está com uma campanha de arrecadação de recursos para a realização da sua 3ª Loja da VAL, que será montada em novembro, com brinquedos, roupas e acessórios para as crianças e adolescentes que participam do Program de Inclusão Alimentar criado em 2018. Para participar da "Vaquinha na Caneca", basta adquirir números online que garantem participação no sorteio de três canecas decoradas com a icônica VAL. Cada número custa apenas R$ 2,00 e dá direito ao sorteio das 3 canecas. "A cada 200 números vendidos, faremos o sorteio de uma das canecas. Quem não sair vencedor, continua concorrendo às outras duas unidades", explica Flávia Manfrin, idealizadora e coordenadora da Vaquinha do Alimento.
Itens novos para escolher – Criada em 2023, quando a Vaquinha do Alimento completou 5 anos, a Loja da VAL reúne brinquedos novos e seminovos para as crianças menores e roupas e acessórios para os adolescentes, além de material escolar para todas as idades. "É uma loja linda, onde a criança entra e tem a ajuda de uma "vendedora" para escolher o objeto que quiser", explica Flavia, acrescentando que ao receber o kit mensal da Vaquinha do Alimento, cada participante ganha uma moeda simbólica para fazer a sua compra. "É muito importante proporcionar o exercício da escolha entre esse público que vai dos 3 aos 17 anos", avalia a jornalista que criou um sistema de rodízio de doadores para garantir a distribuição mensal de kits de mais de 6kg de alimentos que considera saudáveis, incluindo frutas, legumes, laticínios, panificação e proteínas. "Também incluímos o sorvete, que a criança tem a chance de escolher o sabor, a cada edição da Vaquinha do Alimento", conta.
Loja da VAL: centenas de brinquedos onde cada criança faz sua escolha em troca de uma moeda simbólica conquistada por frequentar a Vaquinha do Alimento. Foto: acervo VAL
Crianças também contribuem – A Loja da VAL também é uma oportunidade para crianças e adolescentes exercitarem a partilha, segundo a organizadora. "Em 2023, a educadora Priscila Andrade Santos, do Colégio OAPEC, realizou uma campanha que rendeu centenas de brinquedos e livros para a montagem da primeira edição da Loja da VAL. Foi uma ação maravilhosa, com cada criança exercendo seu poder de compra e de escolha, de acordo com sua frequência nos eventos da Vaquinha do Alimento, pois as que têm maior índice de presença entram primeiro na loja", explica Flávia. Segundo ela, em 2024 foi a vez do Centro Cultural Special Dog promover a arrecadação de brinquedos em sua Semana de Artes Cênicas, o que acabou se repetindo também neste ano de 2025. "A diretora do Centro Cultura dedicou um dia de espetáculo para a coleta de brinquedos e material escolar. Com isso conseguimos montar dois terços do que precisamos para atender todas as crianças e jovens, que somam quase 400 pessoas da Vila Divinéia e bairros vizinhos", destaca.
Em evento do Centro Cultural Special Dog (nov/2024), criança doa brinquedo e ganha bottom comemorativo. Foto: acervo Vaquinha do Alimento
Crianças inscritas e cadastradas – Para participar da Vaquinha do Alimento, que completa sete anos de atividades em novembro, quando será realizada a Loja da VAL, é preciso ter 3 a 17 anos e residir na Vila Divinéia, bairro que deu origem ao programa de inclusão alimentar e que tem cerca de 250 crianças inscritas atualmente. Com a repercussão das atividades, o excedente de alimentos de cada mês passou a ser distribuído também para crianças de 3 a 14 anos de bairros vizinhos. Hoje, mais de 120 crianças dos bairros Maristela, Bom Jardim, São José, Califórnia, Graminha, Vila Fabiano e Madre Carmem comparecem ao CRAS Betinha para pegar seu kit. "As crianças precisam morar nos bairros, carecer desse apoio alimentar e vir pessoalmente pegar seu kit. Acompanhamos a frequência e abrimos novas inscrições na medida do possível, pois nosso objetivo é proporcionar para todas elas um kit farto em alimentos até então ausentes de sua dieta alimentar", esclarece Flavia.
Vaquinha do Alimento em dia de evento: distribuição de mais de 350 kits de cerca de 6kg de alimentos cada. Foto: acervo Vaquinha do Alimento
Apoio sistêmico – A Vaquinha do Alimento é mantida por 144 Doadores que se revezam em doações trimestrais de no mínimo R$ 95,00 que sustentam os eventos que acontecem todos os meses, exceto em dezembro. São,portanto, 11 eventos anuais que resultam na compra de mais de 25 toneladas de alimentos a cada ano. Além dos Doadores, empresas como a Special Dog Company, Santa Massa, Frutap e Supermercado Almark, participam todos os meses com recursos, produtos ou logística, além das marcas Supermercado Alvorada, Padaria Central e Solito Alimentos, que fazem contribuições semestrais. "Essa rede de contribuição se mostrou efetiva e capaz de manter a Vaquinha do Alimento com recursos suficientes para atendermos esse contingente de pessoas. Prova de que juntos podemos promover a inclusão alimentar", avaliar a coordenadora que presta contas do fluxo de caixa todos os anos para seus Doadores. "A transparência é marca registrada da VAL", garante.
Em 2023, o Colégio OAPEC levou centenas de brinquedos e livros infantis, criando a 1ª Loja da VAL. Foto: acervo Vaquinha do Alimento
Campanhas anuais – Além "Vaquinha na Caneca", que pode render uma linda caneca da Vaquinha do Alimento de presente, todos os anos acontece a campanha "VAL de Reis", que visa aumentar a arrecadação do primeiro evento de cada ano. "Desde 2019, abrimos para todos a oportunidade de colaborar conosco pelo menos uma vez ao ano com qualquer valor. Passamos dezembro todo fazendo esse trabalho para que logo no início do ano as crianças possam ter um kit ainda mais farto e delicioso", revela Flavia destacando que todas as ações da Vaquinha do Alimento podem ser acompanhadas nas redes sociais do programa, que incluem o Facebook e o Instagram. "E quem quiser acompanhar nossos eventos, pode conferir no canal Vaquinha do Alimento do Youtube", indica.
Info: Vaquinha do Alimento
cel/whats: 14 996688306
link da campanha r321.app/s/HgpHGq5h